• Caruncho, o maldito bicho-da-farinha

    by  • 04/12/2009 • cotidiano, Organização • 52 Comments

    Caruncho, o bicho da farinha

    Enquanto não termino com as fotos da viagem, tchu compartilhar essa. Quando voltei de viagem, tive uma supresa desagradável. Meu armário de alimentos estava infestado de carunchos - esses bichinhos infernais conhecidos como bicho-da-farinha.

    Todos os potes de mantimentos (que, confesso, não estavam tão bem fechados assim) estavam cheios dessa praga. Quilos de arroz, feijão, farinha, açúcar e sal (sal!! Que naipe de bicho ataca sal, Jesus??) acabaram no lixo.

    O foco da desgraça era um pacote de farinha que chegou do mercado furado e eu relevei na época… ÓDIO (ainda mais depois de ler este post no blog Melhor Amiga, onde encontrei essa foto).

    Assim, o caruncho não é nojento igual barata, mas isso não me impediu de ter um mini ataque histérico. Pô, é bicho, né?

    Foi um tal de desmontar as prateleiras, lavar tudo e perseguir os sobreviventes do Baygon com o chinelo… Deixamos o armário dois dias tomando um ar e passamos álcool em tudo. Todo dia, antes de dormir, to dando uma checada na cozinha toda, matando um ou outro que escaparam.

    Aí você me pergunta: e a faxineira e os mil post-its que eu deixei pra ela? Bom, ela apareceu um dia antes do dia de sempre achando que a gente tava viajando ainda. Aí explicou que não deu conta de todos os armários no dia em que a gente tava viajando e e resolveu dividir o trabalho em dois dias. Justo o armário dos carunchos tinha ficado pra segunda leva :(.

    Enfim, tava até com vergonha de contar essa pra vocês, com medo de vocês me acharem a dona de casa mais porca do mundo. Mas pensei bem e, enfim, a vida de recém-casada é meio por aí, né. A gente vai descobrindo as manhas de cuidar duma casa – inclusive por meio de experiências ruins como essa… Então, fica aqui registrado pra eu poder rir disso daqui a uns cinco anos…

    Não consegui ir dormir até ver todos mortinhos da silva (acabei com meu Baygon).

    About

    Casou-se em 2009 e viveu todo o clichê da recém-casada: queimou ovo frito, tomou uma lavada da máquina de lavar roupa, ligou pra mãe para pedir socorro. Mas também riu muito com o marido, viajou pra lugares legais, teve gatos e aprendeu a fazer o melhor molho à bolonhesa da cidade!

    52 Responses to Caruncho, o maldito bicho-da-farinha

    1. Alyne
      04/12/2009 at 11:44 am

      Ai Cintia, to rindo muito!!!!
      Fazer o que? Não dizem que “é errando que se aprende”?
      Mas na minha vez vou evitar muuuuita coisa com suas dicas preciosas!
      Já comprei até o mixer pra não ficar cheirando alho e cebola!
      Amo o blog!

    2. Marina
      04/12/2009 at 12:46 pm

      Relaxa Cintia, até hoje isso deve acontecer com muitas não-tão-recem-casadas assim! :)

    3. Debora Brandão
      04/12/2009 at 1:44 pm

      Olá Cintia,

      estou casada há um ano e dois meses e já aocnteceu isso comigho tb.. foi no arroz aquelas minhoquinhas nojentas… comprei pote hermético para todos os mantimentos e so compro para já colocar no pote.. mas já observei que na farinha de trigo já está com esse bicho dos infernos !! ooutra coisa q me incomoda demais são as formigas… mas isso tem uma seringa esperta para elas !! beijos Debora Brandão

    4. 04/12/2009 at 2:08 pm

      Cínthia.. relaxa guria… não sou casada ainda, mas na minha cozinha ningém entra não. posso dizer que já sou veterana no quesito dona de casa, e isso já aconteceu comigo várias vezes. Tem coisas que a gente não compra todos os meses, e outras que a gente não usa sempre, portanto, quando vai usar, está assim. It’s normal!!!

      Beijocas e estou esperando visitinha no meu blog hein.

    5. 04/12/2009 at 3:38 pm

      Cíntia, não tem jeito esse bichinho da foto é o gorgulho, eu particularmente tomo o cuidado de peneirar farinhas antes de usar, não costumo jogar fora não, tiro o bicho e uso afinal ela vai cozinhar e nunca, nunquinha compro kgs de alimentos, compro só o que vou usar.
      Esses bichos não aparecem do nada os ovinhos deles estão nas farinhas e eclodem é “normal” acontece com todos, o ideal pra que os ovos não eclodam é que se conserve as farinhas e tal na geladeira, eu como compro só o que vou usar guardo tudo na geladeira, fubá, farinha, açucar, milharina, maisena, tudo
      Só arroz, feijão e milho q eu guardo em potes.
      Boa sorte com os teus bichinhos e tente comprar só o que vai usar, estocar alimentos é ruim por causa disso.

    6. Manheeeeeeeeee
      04/12/2009 at 4:21 pm

      Tudo isso aconte com as recém casadas e com que já estão à muito casadas!!!!
      Só acho que vc deve ser mais clara com essa sua ajudante, afinal casa de recém casados é muita moleza!
      E a árvore?
      Beijocas

    7. 04/12/2009 at 4:41 pm

      Oi, Cintia!
      Isso aconteceu comigo recentemente. Minha mãe, achando que passo fome, me deu um pacote de 5kg de farinha e eu não uso sempre. Aconteceu que o pacote ficou lá e bichou… Simplis assim…
      Tirei tudo do armário. O que tava bichado joguei, o que não tava, guardei e os bichos todos matei (Oh, dá pra fazer poesia).

      Um abração!

    8. 07/12/2009 at 9:33 am

      uma meleca isso… já tive esse problema também no início. Agora os pacotes chegam do mercado e vão para potes bem fechados. Claro que antes eu dou uma conferida, para ver se os “fulanos” não vieram de carona.
      Investir em potes de vidros (sou um pouco contra plásticos para algumas coisas), além de evitar problemas com os bichos, deixa o armário todo arrumadinho. :)
      Esperamos ainda as fotos da viagem.
      bj

    9. Manheeeeeeeeee
      07/12/2009 at 8:33 pm

      Quero a foto da árvore de natal!!!!!!!

    10. 11/12/2009 at 8:13 pm

      Anota aí uma dica da vovó: para evitar que os cereais dêem caruncho basta colocar algumas folhas de LOURO dentro do pote. Prevenção ainda é o melhor remédio! Beijus,

    11. Glauce
      18/12/2009 at 12:07 pm

      Pior que achar os carunhos é quando parece que o produto ficou ali guardado uns dias mais e tá cheio de larvas. Não sei se já aconteceu com vc, mas lá em casa direto eu jogo coisa fora com “corózinho”. E eu tenho pavor deles…
      Eu aprendi a tirar tudo do saco e guardar em potes bem fechados. Não evita o caruncho, porque acho q às vezes tem, sei lá, ovinhos, nas coisas que a gente compra e eles aparecem, mas se aparecer em algum produto não contaminha os demais.

    12. Michelle
      02/03/2010 at 1:12 pm

      Ps- desculpa, errei o email, ai vai de novo!!
      obrigada!!
      Oi Cintia, tudo bem?

      Puxa, estou com exatamente esse mesmo problema!! Voltei de viagem e descobri meu armario infestado de carunchos. Limpei, mas coloquei as coisas de volta e de vez em quando eles seguem aparecendo, mas nao em massa como estavam antes. Limpei so com Veja alcool e logo em seguida ja guardei as coisas. Seria melhor tirar as coisas do armario e passar um Baygon como voce fez? Funcionou? Eles nao voltaram mais? Joguei uma porcao de coisas fora e diminui um monte…O que voce sugere? Helpppp!!!
      Obrigada!!!

    13. Rodrigo002
      08/04/2010 at 10:07 am

      ai Cintia ! Nem se esquenta, minha mãe é uns 25 anos de casada e ja aconteceu varias e varias vezes com ela isto !
      Tente guardar a farinha/milho/outro alimento em um saquinho plástico bem fechado e e outro ao redor mais fechado ainda.
      As vezes resolve, mas as vezes os carunchos conseguem ficar os dois plásticos e dai a marmelada está feita !
      Abraços !

    14. LIA CRISTINA
      15/05/2010 at 1:56 pm

      Meninas estou tendo problemas com os bichinhos que parecem larvas (ai que nojoooooooooooooooooooooooooooooooooo), eu já tirei todos os alimentos de onde guardava e passei para o armário e guardei em potes. passei veja + álcool… e essa semana já peguei 2 desles, não consigo achar o foco dessa vez (por que da outra era na farinha)… o que faço… me ajudemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.. kakakakaka bjs

    15. Cíntia Costa
      16/05/2010 at 4:04 pm

      Oi Lia, tudo bem? Eu peguei esses malditos grandes já, não peguei a fase larva… Mas vc viu que eles entrar em madeira também? De repente, o foco desta vez é a madeira do armário… Sugestão? Faz uma dedetização de carunchos e se livra deles antes que destruam suas madeiras! Beijos

    16. Mauricio
      29/07/2010 at 2:22 pm

      Olá pessoal, tudo bem?
      Eu e minha esposa estamos rindo até agora, muito bom o texto. A parte ruim foi que minha esposa com o tal de regime que nunca acaba e tenho que entrar nessa, acabou comprando arroz com 7 grãos integrais de uma marca conhecida (Uncle …) e adivinhem, quando eu estava na última garfada pecebi que tinham dois carunchos, imagina a quantidade que devo ter comido, afinal não percebi, pois alguns grãos são escuros. Liguei na empresa e a primeira pergunta foi se comer caruncho faz mal, a atendente disse que não e vim parar nesse site legal, pesquisando no Google algo a respeito. No dia 02/08 irão trazer um novo pacote, espero que seja sem a criação de carunchos.
      Beijos nas meninas e abraços nos meninos (tudo com o aval da patroa) hehehe

    17. Dany
      08/08/2010 at 10:23 pm

      Carunchos ja atacaram colares de sementes em estilo hippie, que tenho em casa…um inferno…

    18. Cíntia Costa
      09/08/2010 at 9:56 am

      Nossa, Dany, que raiva!

    19. Simone
      12/08/2010 at 12:32 am

      OI Cíntia, esta praga de caruncho se espalhou tanto mas tanto aqui em casa que perdi o controle da situação. Nos andamos pela casa e eles estão voando por toda parte. Ai percebi que os bichos estavam diminuindo. Passado um tempo percebi uns barulhos no meu armário ai, imaginem, era uma lagartixa,fiquei apavorada e a matei, só que era ela que estava acabando com os carunchos. Agora eles voltaram tudo de novo coloquei os alimentos em potes herméticos e pasmem eles furaram os potes. Agora acho que vou criar algumas lagartixas nos armários elas só comem os bichos mesmo e não os alimentos. RSRSRSRS. É uma solução né.
      Beijos Simone.

    20. Cíntia Costa
      17/08/2010 at 4:42 pm

      Ai, Simone, que desespero! Já pensou em fazer uma dedetização? Eu fiz na minha casa contra baratas e formigas e achei ótimo! Barata nunca apareceu, mas formigas já, e desapareceram depois. E eles nem fizeram bagunça, foi só colocar um gelzinho em alguns pontos estratégicos da casa. Não sei se é igual com caruncho, mas acho que vale consultar! Paguei R$ 80 pela DDDrin. Aliás, tá aí um post que to devendo… Beijos!

    21. 28/10/2010 at 10:02 am

      Use repelente de eucalipito ou folha de Louro.

    22. Cíntia Costa
      13/11/2010 at 3:55 pm

      Marcio, obrigada pela dica!

    23. Célia Ferreira
      24/11/2010 at 7:12 pm

      Oi galera, mártires do caruncho, há uma portuguesa solidária com vocês. Defrontada com o problema dessa bicheza malvada resolvi pesquisar na net e vim parar a este blog. Acabei agora mesmo de deitar uma série de pacotes fora não fosse o diabo tecê-las e enchi o armario de “Raid casa e plantas”. Por agora só restam cadáveres de bichos da farinha. Vamos ver se me livrei deles :) Abraços de Portugal

    24. Cíntia Costa
      13/12/2010 at 10:07 am

      Oi Célia! Que engraço a gente morar tão longe e ter o mesmo problema! Espero que os bichinhos malditos não tenham voltado a infestar seus armários! Seja bem-vinda por aqui!! Beijos

    25. Érica
      28/12/2010 at 6:24 pm

      Gente, tenho uma informação importante sobre esses bichinhos, ocorre que os insetos adultos colocam os ovos nas flores do trigo e, durante o intervalo da colheita até o empacotamento do produto, ainda nao se vê as larvas em desenvolvimento. Dai, depois de empacotado o produto, os ovos já passaram pra forma de larvas e de inseto adulto. Ou seja, não adianta guardar em saco plástico, potes de plástico ou de vidro, porque os ovinhos já estão lá “de fábrica”, o jeito é guardar na geladeira para os ovos não eclodirem. Espero ter ajudado.

    26. Cíntia Costa
      30/12/2010 at 7:15 pm

      Oi Érica, obrigada pela informação! Mas o importante de guardar em potes é evitar que os bichinhos do alimento infectado contaminem outros, como aconteceu comigo… Uma farinha com carunchos mal fechada e perdi um armário inteiro de arroz, feijão, sal…

    27. Luciana
      03/01/2011 at 2:43 pm

      Olá meninas, estou com o mesmo problema dos carunchos maledetos… pesquisando na net achei este blog (show de bola, por sinal) e resolvi compartilhar com vcs:
      Apareceram alguns bichinhos num pacote de macarrão há uns 2 meses lá em casa. Limpamos, desinfetamos, arrumamos e estava tudo ótimo quando… ZAZ! Sábado passado lá estavam os infelizes de novo! Mas além do armário de mantimentos, que agora está praticamente lacrado com potes herméticos, filme plástico e tudo o mais, notei que alguns estavam saindo de cima do armário embutido… taquei inseticida! No dia seguinte achei um em cima da minha cama… Quando desencostei a cama, tinha uma meia dúzia no rodapé, prestes a me comer durante o sono!!!
      Qual foi a minha surpresa qdo resolvi ligar na dedetizadora e me contaram que o bichinho além de vir de brinde na farinha, voa, come madeira e até colchão!
      Então brincadeiras à parte, se vcs tem amor aos seus móveis corram dar um jeito neles pq inseticida não funciona para as larvas.
      Minha maior preocupação agora é se ficar um perdido por lá, acho q vou dedetizar os armários com roupa e tudo!!!
      Bjks e boa sorte a todas!

    28. Cíntia Costa
      04/01/2011 at 11:38 am

      Ai que pesadelo, Luciana! Espero que a dedetização resolva! Eu dedetizei a casa contra baratas e formigas e achei que valeu super a pena! Beijos

    29. Luciana
      07/01/2011 at 4:23 pm

      Oi Cíntia!
      Só pra constar, a dedetização deu super certo. O único inconveniente foi ficar fora de casa por 2 dias, porque ficou inabitável depois que pulverizaram o veneno… aquele gelzinho padrão não funciona, só é aplicado uma semana depois pra evitar a reinfestação.
      Finalizando, após a dedetização, no dia da limpeza, minha casa tinha virado um verdadeiro cemitério de caruncho. Tinha bicho em tudo que é lugar! Eca!!!
      Enfim, casa limpa e, principalmente, livre desta e de outras pragas. Ah, cabe mencionar: paguei R$ 100 pela dedetização. E valeu a pena, recomendo!
      Beijos

    30. Cíntia Costa
      07/01/2011 at 4:29 pm

      Lu, brigada por compartilhar! Você foi corajosa… mas pelo menos vai ter paz! Beijos!

    31. Jonas e Carol
      13/02/2011 at 7:15 pm

      Acabamos de identificar por esse site o bicho que estava infestando a nossa despensa. Pegamos todas os grãos que estavam infestados e mergulhamos em água (elas morrem afogados depois de algum tempo – a Carol não quis infestar restos com inseticidas arriscando algum bicho de rua pegar os restos no lixo e se envenenar). Por algum tempo achamos que eram brocas de madeira e estávamos empregando o método errado de combate. Vale uma dica pra ajudar: percebi que vários morreram ao redor daquelas armadilhas de baratas que se compram nos mercados, então já espalhamos mais algums delas por aqui.

    32. Cíntia Costa
      14/02/2011 at 3:19 pm

      Jonas e Carol, fico feliz em ter ajudado vocês a perceberem qual era o problema. Nunca tinha pensando nessa possibilidade, de um bicho de rua ir revirar o lixo e se contaminar. Obrigada pela dica, vou tomar mais cuidado com meu lixo! Afinal, meus gatinhos, antes de serem adotados, vivam na rua e poderia ter acontecido algo parecido com eles… Beijos!

    33. Petrucia
      22/02/2011 at 5:47 pm

      Cíntia, que alívio achar este post. Achei que estava enlouquecendo e que era a única a ter um armário com alimentos infestados. Pelo que pude constatar pelos ótimos comentários já postados, não estou só nesta batalha contra carunchos, gorgulhos e larvas! Acabei de desinfetar o armário, revisar todos os alimentos e colocar tudo em potes herméticos. Vamos ver se ajuda. Meu problema é com larvas que andei encontrando em arroz, farinha de mandioca, pipoca, etc. Amei a dica que o pessoal deu do louro no feijão, e de não armazenar muita coisa mesmo, só poucas quantidades do que estamos usando. Eu só acho perigoso ficar colocando muito veneno dentro de armários de alimentos, especialmente a Célia ai acima que disse ter deixado um Raid dentro. Eu sou muito desconfiada de inseticida e sempre acho que são muito tóxicos. E ainda bem que nosso sistema imunológico dá conta, porque pelo visto a gente come ovinhos e bichinhos aos montes sem saber….. :(

    34. Cíntia Costa
      22/02/2011 at 5:50 pm

      Ai, Petrucia, todas nós nos sentimos as únicas atacadas de início, eu acredito… Também fiquei feliz de ver que é mais normal do que parece. A gente vai aprendendo, né?

    35. Gisele
      17/03/2011 at 9:14 pm

      Oioi Cíntia… menina eu já estou enlouquecendo com esse insetinho nojento, meu armário também foi “povoado” com essas criaturas que atacaram desde os alimentos até a minha caixinha de remédios, devorando uma neosaldina inteirinha vc acredita?!!! O.o
      Fiquei perplexa.. o coitado nunca mais vai ter dor de cabeça kkkkkkkk.. Bom mas enfim, fiz um tour pelo supermercado enchi a casa de potinhos herméticos, mas qual não foi minha surpresa hoje no jantar… fui pegar o fubá prá empanar um peixinho, hum lá estavam eles, em forma de larvas, que chamo de bigatinhos, e moooooorro de nojo ecaaa… e já como os bichinhos nojentos voadores que por mais que eu faça (já limpei, desinfetei, dedetizei, joguei até remédios novos fora) nada resolve, logo eles reaparecem e pelo q percebi tbm, já vêem do supermercado msm dentro dos saquinhos fechados.. o jeito é colocar tuuuudo na geladeira e esperar q essa seja a melhor solução… Agora, só de pensar q comemos ovinhos sem perceber affffff.. fico pra morrer.. perae q vou ali rapidinho vomitar um pouquinho de tanto nojo ecaaaaaaaaaaaaaaaa….. kkkk beijo Fui!!!!!

    36. Luciane Ferreira
      26/04/2011 at 9:47 pm

      Olá, queridos! No momento também estou com este problema: primeiro comecei a encontrá-los passeando pela cozinha. Quando verifiquei no armário, tinham dois pacotes de macarrão lotados de carunchos. Então lá fui eu para a labuta: tirei tudo de dentro do armário, verificando dentro de todos os pacotes minuciosamente, passei pano molhado com vinagre e troquei os forros. Desde esse dia, não os encontro mais pela cozinha, nem pela casa. Acredito que acabei com eles, mas concordo com a Petrucia quando diz ser perigoso espalhar inseticida dentro do armário da cozinha. Quanto a acabarmos comendo alguns insetos sem querer, é pura proteína! Afinal os índios e os orientais sempre se alimentaram de insetos e nunca morreram por isso. O ideal seria de pudéssemos utilizar um método natural, ou seja, usar um predador natural para acabar com essas pragas, tipo a lagartixa que a Simone sugeriu. Boa sorte para nós contra estas PRAGAS MALÍGNAS!! Bjs a todos!

    37. Ingrid Ferreira
      02/05/2011 at 11:06 pm

      Ai, gente, nem conto que parei de comer feijão completamente há 4 meses por causa dos malditos bichos. Uma vez, me deu um “estalo” e fui dar uma olhada no feijão já pronto pra ver se tinha bicho. Achei um monte de bicho que parece uma minhoquinha meio rosada. Desde esse dia, não como mais feijão em lugar nenhum. Nem na minha casa, onde ele é sempre muito bem catado por mim, que sou neurótica com isso. Alguém já viu esses bichinhos? Uma amiga me disse que não é bicho, é um negócio que fica grudado no feijão e solta qdo cozinha. Mas por via das dúvidas..

    38. Jan
      23/06/2011 at 1:46 pm

      Olá, estou chegando com atraso no assunto. Mas resolvi assim mesmo deixar registrada minha indignação com um produto que adquiri há cerca de 2 semanas, em uma rede de supermercados bem conceituada. Ia fazer uma polenta e resolvi peneirar, como disse a Cláudia. Nossa, que desagradável. Os carunchos estavam lá, reunidos. O produto é recente e vence em setembro, mas hoje, 23 de junho, já estava naquela situação. Escrevi ao mercado e à empresa produtora, porque há solidariedade, decorrente do CDC. Assim mesmo, meu almoço ficou restrito. Não faço mais nada sem peneirar. Ainda mais que li, num “site” há pouco, que esses bichinhos também podem causar problemas. Deus abençoe a todos.

    39. katy
      28/06/2011 at 12:37 am

      Olá…vi o comentário da Ingrid sobre o feijão e aconteu comigo também. depois de cozinhar o feijão aparecem umas coisinhas rosas, não sei se é algum bichinho que estava dentro do feijão…oque é estranho é que eu limpo, lavo deixo de molho e só depois de cozinhar na ´pressão o feijão solta essas coizinhas… alguém sabe oque pode ser isto???

    40. Michelle Reis
      05/07/2011 at 10:00 pm

      Boa noite,
      Estou com sérios problemas tb,direto stou encontrando estas tais larvas no arroz..jogo saco de arroz fora.O pior q o meu é cesta básica da empresa do meu marido e querendo ou n sempre fica estocado.
      Me da uma luz p acabar com estas larvas,n aguento mais desperdiçar enquanto tem muitos precisando…
      grata

    41. MARCOS ARAUJO
      03/08/2011 at 3:44 pm

      Olá … senhoras e senhoritas,me desculpe entrar na conversa tão animada de vocês,mas tenho uma informação para deixar a todas.
      “As larvas são denominadas bichos da farinha porque podem ser portadoras de um parasita solitário, que é prejudicial às pessoas que comem pão mal assado. Tanto as larvas como os adultos de uma espécie de besouro aparentada com o besouro do bicho da farinha atacam a pele de certas aves e seus filhotes. Chegam até a entrar num ovo que está prestes a rebentar e matam o embrião.”
      Então o certo é jogar fora quando se tem muito ou peneirar muito bem.Estes bichinhos há um tempo atrás eu tinha um colar de coquinhos invernizados e de alguns anos ,olha ele estava dentro de um saquinho de pano,tive que jogar fora o saquinho de tanto bicho que tinha ,pra naõ jogar fora o colar,mergulhei ele na água,nossa!!!! nunca vi tanto bicho de farinha(caruncho,como falam )na minha vida.
      TÁ AÍ O RECADO,CUIDADO O BICHO FAZ MAL TAMBÉM PRA SAÚDE!
      ABRAÇOS .

    42. Malu Oliveira
      07/08/2011 at 1:39 pm

      Eu acabei de conhecer seu site, pesquisando no google sobre como me livrar dos carunchos, e gostei tanto do post e dos comentários que comecei a ler outros posts daqui, e simplesmente me apaixoner pelo site. Parabéns pela qualidade!! vou vir sempre aqui!! Beijos e mais uma vez parabéns!!

    43. sidnei
      24/08/2011 at 1:13 pm

      olá, galérinha.
      Estava pesquisando sobre este inseto e achei o blog.
      O meu problema é que minha mãe ganhou vários pacotes de arroz, não sei de quem, e vieram com os gorgulhos. Meus pais colocaram o arroz em uma bacia para tomar sol e talvéz matar os incétos. Foi quando resolvi pesquisar sobre seu ciclo de vida. Será que minha mãezinha arrumou problémas e uma pragazinha?

      Obrigado e um abração!
      Parabéns pelo blog.

    44. Bárbara
      26/09/2011 at 3:23 pm

      Ola meninas, nossa de uns dias pra cá tenho visto uns bichinhos andando pela casa… uns bichinhos que nunca vi na minha vida… e ontem fui olhar no armário, quando eu abri uma caixinha de chá, Noooossa gritei… um monteeee, ali era o ninho deles… ecat… hoje comentei com uma amiga, ela me disse que era “Caruncho”, eu falei mas que diabo é isso… kkkk ai resolvi pesquisar e achei aqui o blog… agora já li as dicas e vou comprar potes de vidro para guardar as coisas… é horrível esses bichinhos, eles são pequenos e tenho medo de não ver e comer, já pensou? arrrr…. Bjsssss

    45. Michel
      26/09/2011 at 6:37 pm

      Boa noite, gente, boas dicas, achei que o gorgulho (caruncho) se dava por sujeira, acúmulo de sujeira em lixos e restos de alimentos, mas por aqui acabei de descobrir que não é. Agora, alguns meses átras descobrir que eles também atacam alimentos que estão na geladeira, como a minha geladeira era velha e não possuia o sistema frost free e não gelava como deveria acho que poderia ser isso também, mas valeu as dicas.
      Grato.

    46. André
      16/10/2011 at 2:25 pm

      Ola, Ingrid e Katy,
      Essas coisinhas cor rosada que sai do FEIJÃO é simplesmente BROTO do feijão, e não bichos.

    47. Carlos Alberto da Costa
      20/12/2011 at 8:04 pm

      Descobrí uma fórmula infalível para evitar carunchos nos alimentos.É muito simples: guarde os grãos na geladeira ou freezer.Não estraga,não altera o sabor e os bichos não aparecem. Outra coia é guardar em sacos fechados à vácuo(shoptime vende por R$ 200,00),já comprei,mas uso mais a geladeira ou freezer.

    48. Carlos Alberto da Costa
      20/12/2011 at 8:05 pm

      Concluindo.No caso das farinhas(trigo,fubá,etc…)coloque-as em potes bem fechados e é tiro e queda.

    49. 06/02/2012 at 10:28 am

      Nossa estou ficando louca por causa desse bichos , já descobri o foco no meu armario e ainda continuo vendo esses bichos no teto da cozinha e já estão na sala vcs sabem de alguma metodo natural para acabar com eles , pois tenho uma criança de 1 ano e usar inceticida não vai dar certo. obrigada

    50. Andrea
      04/03/2012 at 11:47 pm

      Estou com o mesmo problema da Dayane, ja encontrei esses bichos até nos quartos dos meus filhos. Já olhei nos armários, na geladeira e nada deles, mas em compensação nos quartos, aff. Não sei o que fazer pra acabar com eles. Alguém me ajude por favor.Obrigada

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *